Quem somos, no que acreditamos

 

     

NOSSA HISTÓRIA

 

          A COOPERCAR, Cooperativa dos Prestadores de Serviços na Área de Transportes em Geral de São Paulo foi idealizada por um grupo de motoristas autônomos que em meados de 2002  prestavam serviços  de transportes com seus próprios veículos à Prefeitura do Município de São Paulo.

A ideia original de fundar uma cooperativa de transportes surgiu no mesmo ano. Porém a falta de união, comprometimento de alguns  motoristas que formavam o grupo na época e principalmente recursos adiaram esse projeto, que foi  retomado novamente no final de 2005, desta vez com muito mais união, luta, organização e comprometimento de todos. 

            Finalmente em fevereiro de 2006 surge oficialmente a COOPERCAR. Iniciamos nossa participação em  licitações públicas no ano de 2007, com muita dedicação, luta, e aprendizado,   conquistando  nossos primeiros contratos com a Prefeitura do Município de São Paulo, hoje a COOPERCAR é uma realidade, beneficiando inúmeros cooperados e oferecendo um serviço de qualidade. 

“A atual diretoria define a Coopercar como: uma associação voltada ao bem estar de seus cooperados, tendo em vista os vários benefícios que a mesma oferece”. É uma forma comercial fraterna de demonstrar ajuda mútua, a maneira ideal de trabalho em conjunto, trazendo benefícios coletivos a uma classe trabalhadora, que muitas vezes sozinha, não consegue estar organizada. “Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido”. (Fonte – SEBRAE) Basicamente o que se procura ao organizar uma Cooperativa é melhorar a situação econômica de determinado grupo de indivíduos, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns, que excedam a capacidade de cada indivíduo satisfazer isoladamente. A Cooperativa é então, um meio para que um determinado grupo de indivíduos atinja objetivos específicos, através de um acordo voluntário para cooperação recíproca. Esquematicamente podemos representar essa relação como:


         Uma Cooperativa se diferencia de outros tipos de associações de pessoas por seu caráter essencialmente econômico. A sua finalidade é colocar os produtos e ou serviços de seus cooperados no mercado, em condições mais vantajosas do que os mesmos teriam isoladamente. Desse modo a Cooperativa pode ser entendida como uma “empresa” que presta serviços aos seus cooperados. Essa “empresa comunitária”, chamada cooperativa, é regida por uma série de normas que regulamentam o seu funcionamento e cujas origens remontam o ano de 1844, quando foi criada a primeira cooperativa nos moldes que conhecemos hoje, em Rochdale na Inglaterra. Essas normas, que orientam como será o relacionamento entre a cooperativa e os cooperados e desses entre si, no âmbito da cooperativa, são conhecidas como Princípios do Cooperativismo.